terça-feira, 3 de novembro de 2009


'' Oh! meus Noûs. Pois eu também sinto amor pelo discurso.'' - Então Poimandres: ''O que vou te dizer é o mistério mantido oculto até este dia. A Natureza com efeito, tendo-se unido por amor ao Homem, produziu um prodígio surpreendente. O Homem tinha em sí a natureza da conjunção dos sete compostos, eu te disse, de fogo, de sopro; a Natureza então, incapaz de esperar, procria na hora sete homens correspondente à natureza dos Sete Governadores, machos e fêmeas, e dirigindo-se para o céu.'' E após isto: ''Oh! Poimandres, verdadeiramente, atingi agora um desejo extremo e queimo de desejo de te entender. Não te afastes do assunto!'' Mas, Poimandres: ''Cala-te então! Não terminei ainda de te desenvolver o primeiro ponto.'' - '' Eis, calo-me''. - respondi.
'' Assim então, como eu dizia, a geração desses sete primeiros homens fez-se da seguinte maneira: feminina era a terra, a àgua elemento gerador; o fogo levava as coisas à maturidade, do éter a Natureza recebia o sopro vital e produziu os corpos segundo a forma do Homem. Quanto ao Homem, de vida e luz que era, transformou-se em alma e intelecto, a vida transformou-se em alma, a luz em intelecto. E todos os seres do mundo sensível permaneceram neste estado até o fim de um período e até o começo das espécies.
Escuta agora este ponto que queimas de impaciência por ouvir. Este período plenamente acabado, o liame que unia todas as coisas foi rompido pela vontade de Deus. Pois todos os animais que, até então, eram ao mesmo tempo machos e fêmeas. Logo Deus disse uma palavra santa: ''Crescei em acréscimo e multiplicai-vos em multitude, vós todos, que fostes criados e feitos. W que aquele que possui o intelecto, reconheça-se como imortal e que saiba que a causa da morte é o amor, e que conheça todos os seres.''


Hermes Trismegistos - Corpus Hermeticum

Nenhum comentário:

Postar um comentário