quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Livro: Histórias Zen


Segue abaixo trexo do Prefácio deste livro:

O primeiro patriarca Zen, Bodhidharma, trouxe o Zen para a China
da Índia no século sexto. De acordo com sua biografia, registrada no
ano de 1004 pelo instrutor chinês Dogen,após nove anos na China,
Bodhidharma desejou voltar para casa e reuniu seus discípulos a sua
volta para testar sua compreensão:

Dofuku disse: ''Em minha opinião, a verdade está além da afirmação
ou da negação, pois esta é a maneira na qual se move.''
Bodhidharma respondeu: ''Você possui a minha pele.''
A monja Soji disse: ''De meu ponto de vista,é como a visão de Ananda
sobre a terra do Buda - vista de uma vez por todas.''
Bodhidharma disse: ''Você possui a minha carne.''
Doiku disse: ''Os quatro elementos de luz, ar, fluidez e solidez,
são vazios [isto é, inclusivos] e os cinco skandhas são não-coisas.
Em minha opinião, a não-coisa [isto é,espírito] é a realidade.''
Bodhidharma comentou: ''Vocês possui meus ossos.''

Finalmente, Eka curvou-se diante do mestre - e permaneceu em silêncio.
Bodhidharma disse: ''Você possui meu tutano.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário