terça-feira, 3 de novembro de 2009


'' Todo movimento então é feito numa imobilidade e por uma imobilidade. Assim então, o movimento do mundo e de todo vivente material deve provir não de causas exteriores ao corpo mas interiores, operando de dentro para fora, quer seja dos inteligíveis, quer seja a alma ou o sopro ou qualquer outro incorpóreo. Pois um corpo não pode mover um corpo animado nem, de uma maneira geral, nenhuma espécie de corpo, mesmo se este corpo movido é inanimado.''

Hermes Trismegistos - Corpus Hermeticum

''Eles então, quando compreenderam, juntaram-se unanimamente a mim. E eu lhes disse: ''Por que, oh! homens nascidos da terra, deixai-vos à mercê da morte, se tendes a potência de participar da imortalidade? Vinde a arrepender-vos, vós que fazeis rota com o erro e tomastes como companhia a ignorância.
Afastai-vos da luz tenebrosa, incorporai-vos à imortalidade, tendo deixado uma vez por todas a perdição.''
Então entre eles, alguns, após troçarem de mim, foram para o seu lado, pois estavam engajados na via da morte. Mas os outros, lançando-se aos meus pés suplicaram-me que os instruísse. Eu então, levantei-os e me fiz guia do gênero humano, ensinando-lhes a doutrina, como e por qual meio seriam salvos. E semeei entre eles as palavras de sabedoria e foram nutridos pela água de ambrósia. Chegando a tarde, quando a luz do sul, começou a desaparecer totalmente, convidei-os a render graças a Deus. E quando completaram as ações de graças, cada um foi dormir no seu leito.
Por mim, gravei em mim mesmo, a benfeitoria de Poimandres de ter assim preenchido o que eu necessitava e senti uma alegria imensa. Pois em mim o sono do corpo caía sobre a vigília da alma, a oclusão de meus olhos uma visão verossímil, meu silêncio uma gestão do bem, e a expressão da palavra uma linha de boas coisas. E tudo isso me sucedeu porque recebi de meu Noûs, isto é, Poimandres, o Verbo da Sabedoria absoluta. E eis-me então repleto do sopro divino da verdade. Também é com toda minha alma e com todas minhas forças que ofereço a Deus este elogio.

''Santo é Deus, o Pai das coisas.
''Santo é Deus, cuja vontade é cumprida por suas próprias Potências.
''Santo é Deus que quer que se o conheça e que é conhecido por aqueles que lhe pertencem,
''Tu és Santo, tu que, pelo Verbo, constituíste tudo o que é.
''Tu és Santo, tu de que toda a Natureza reproduziu a imagem.
Tu és Santo, tu que não fostes formado pela Natureza.
Tu és Santo, tu que és mais forte que toda potência.
''Tu és Santo, tu que és maior que toda excelência.
''Tu és Santo, tu que estás acima de todo louvor.
''Recebas os puros sacrifícios em palavras que te oferecem uma alma pura, um coração dirigido para ti, Inexprimível, Indizível, tu que somente o silêncio nomeia. Eu te suplico, que nenhuma queda me frustre da parte de conhecimento que pertence a nossa essência: atende-me esta prece e preenche-me de potência. Então iluminarei com esta graça os que me permanecem na ignorância, meus irmãos, teus filhos. Sim eu tenho a fé e testemunho: eu vou para a vida e para luz. Tu és bendito, Pai: aquele que é teu homem quer te ajudar na obra santificação, segundo tu lhe transmitiste toda a potência.''


Hermes Trimesgistos - Corpus Hermeticum

'' Oh! meus Noûs. Pois eu também sinto amor pelo discurso.'' - Então Poimandres: ''O que vou te dizer é o mistério mantido oculto até este dia. A Natureza com efeito, tendo-se unido por amor ao Homem, produziu um prodígio surpreendente. O Homem tinha em sí a natureza da conjunção dos sete compostos, eu te disse, de fogo, de sopro; a Natureza então, incapaz de esperar, procria na hora sete homens correspondente à natureza dos Sete Governadores, machos e fêmeas, e dirigindo-se para o céu.'' E após isto: ''Oh! Poimandres, verdadeiramente, atingi agora um desejo extremo e queimo de desejo de te entender. Não te afastes do assunto!'' Mas, Poimandres: ''Cala-te então! Não terminei ainda de te desenvolver o primeiro ponto.'' - '' Eis, calo-me''. - respondi.
'' Assim então, como eu dizia, a geração desses sete primeiros homens fez-se da seguinte maneira: feminina era a terra, a àgua elemento gerador; o fogo levava as coisas à maturidade, do éter a Natureza recebia o sopro vital e produziu os corpos segundo a forma do Homem. Quanto ao Homem, de vida e luz que era, transformou-se em alma e intelecto, a vida transformou-se em alma, a luz em intelecto. E todos os seres do mundo sensível permaneceram neste estado até o fim de um período e até o começo das espécies.
Escuta agora este ponto que queimas de impaciência por ouvir. Este período plenamente acabado, o liame que unia todas as coisas foi rompido pela vontade de Deus. Pois todos os animais que, até então, eram ao mesmo tempo machos e fêmeas. Logo Deus disse uma palavra santa: ''Crescei em acréscimo e multiplicai-vos em multitude, vós todos, que fostes criados e feitos. W que aquele que possui o intelecto, reconheça-se como imortal e que saiba que a causa da morte é o amor, e que conheça todos os seres.''


Hermes Trismegistos - Corpus Hermeticum